top of page
  • Foto do escritorEnergia Solar Shop

É PRECISO LIMPAR AS PLACAS SOLARES? TAUBATÉ

É PRECISO LIMPAR AS PLACAS SOLARES? Painéis solares fotovoltaicos exigem muito pouca manutenção, mas garantir que a superfície da instalação esteja em perfeitas condições não apenas prolongará sua vida útil, mas também melhorará seu desempenho. De fato, poeira, sujeira, pólen, excrementos de pássaros e folhas podem afetar a produção de energia, portanto, a limpeza regular pode fazer maravilhas para melhorar a eficiência da sua instalação de autoconsumo. Segundo o Laboratório Nacional de Energias Renováveis dos Estados Unidos (NREL), a perda de eficiência em painéis solares devido a sujeira pode chegar a 25% em alguns casos. As principais fontes de sujeira sobre as placas solares são a poeira e a fuligem da poluição urbana, que embora possam ser eliminadas naturalmente com uma boa chuva, vão se acumulando durante estações de seca, e principalmente, em regiões com baixo índice pluviométrico.

Os excrementos de pássaros e folhas também são outras fontes de sujeiras que podem impactar a eficiência das placas solares, porém menos frequentes e comuns. Em casos extremos de sujeira sobre o painel fotovoltaico, isto é, quando a limpeza das placas solares nunca foi realizada, a perda de eficiência pode chegar a 30% ou mais.

De quanto em quanto tempo limpar a placa solar? A recomendação das fabricantes é que a limpeza das placas solares fotovoltaicas seja feita, no mínimo, uma vez ao ano, mudando para a cada seis meses em locais com poucas chuvas e muita poeira. No entanto, o ideal é que você mesmo observe as condições do painel e acompanhe regularmente a produção do seu sistema por meio do inversor ou do aplicativo de monitoramento de energia solar. Se os módulos estiverem muito sujos e a geração do seu sistema apresentar uma queda significativa desde a última manutenção, pode estar na hora de uma nova limpeza do painel solar.


A LIMPA SOLAR TAUBATÉ oferece um serviço de manutenção preventiva que vai muito além da limpeza dos painéis. Após a limpeza, os especialistas da Reconluz fazem a revisão dos conectores, dos terminais e cabos, medição de resistência de contato, inspeção termográfica, testes de isolamento, entre outros serviços importantes. O objetivo dessa manutenção preventiva nos painéis solares é preservar a longa vida útil do sistema solar, garantindo que ele produza o máximo de energia possível, maximizando a economia e reduzindo o tempo de retorno do investimento realizado pelo cliente

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page